terça-feira, 15 de janeiro de 2013

15 de Janeiro


Batalha de Shurat, a de muitos resultados

Dessa batalha entre hordas de cavalaria ao lado do lago Orol Dengizi no ano 1002 (392 do profeta) sobraram:

·         5.137 homens, dos cinquenta mil que começaram a batalha;
·         29.000 braços e pernas cortados, os que não foram comidos pelos abutres;
·         8.307 cavalos ainda em razoável estado;

E três versões da luta que estabeleceu o domínio de Jamol Kardakxian por dezessete anos, nos quais estabeleceu o terror aos seus inimigos e o terror agradecido de seus aliados.

Pela primeira, Jamol Kardakxian desceu o morro à beira do lago com seus cavalos com armadura de ferro e com bravura inquebrantável cortou narizes e pescoços dos inimigos hereges armênios;

Pela segunda, Jamol nunca desceu o morro. Sua oceânica covardia o acometeu de crise trêmula durante toda a luta; abrigou-se numa cabana e só saiu para se sagrar vencedor;

Pela terceira, o miserável tratante na verdade se vendera ao inimigo (e seu sobrenome meio armênio não ajudou a diminuir essa história). Seus janízaros, furiosos, o empalaram no local e puseram um impostor em seu lugar, o qual reinou por dezessete anos.

Podia-se pensar que Jamol Kardakxian adotou a primeira e heroica historia. No entanto ele dizia que a verdadeira era a última – e dava uma de suas gargalhadas. O Tirano confessava que ele mesmo era uma farsa – e isso aumentava ainda mais o medo dos súditos – pois apesar de farsante, as espadas estavam na sua mão, e ele dividiria em dois quem dissesse que mentia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário