sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

25 de Janeiro

Falso aniversário da Conquista Tártara


A versão tradicional dizia que os Tártaros conquistaram Amhitar no dia sete de julho (o mês sete), galgando sete muralhas de argila, às sete horas e sete minutos no ano 77 da Hégira, matando sete mil inimigos e empilhando as sete mil caveiras em sete colunas de fogo. O historiador romântico Dilafruz Michelet [na verdade é pseudônimo] remexendo pergaminhos mofados concluiu que essa versão é tão ridícula quanto a boba repetição do numeral sete e a mistura do calendário cristão (julho) com o muçulmano (Hégira).

O acervo do cronista Abdul Al-Wazahari [redescoberto por Dilafruz] colocou o problema de excesso de documentos: constam as versões que os Tártaros invadiram no dia dezoito de novembro, às 15 horas; que utilizaram pombos correio para se comunicar; que Átila em pessoa subira as muralhas sem usar as mãos [versão particularmente tola porque Átila não era tártaro]; sem falar das datas de três de fevereiro, quinze de agosto e catorze de novembro, todas no improvável horário da meia noite; além da inevitável versão de que Amhitar repelira seus inimigos, e de uma última de que os inimigos não se interessaram por conquistar um lugar insignificante como Amhitar, e a nunca a invasão aconteceu.

O Governador Konstantin Petrovich von Kaufmann em 1869 impôs a versão de hoje, e como os russos mandavam, essa tornou-se oficial. Dizem que era simplesmente o aniversário de sua mãe. [Da conquista russa, ao menos dessa ninguém duvidava.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário