segunda-feira, 15 de abril de 2013

15 de Abril

Rugidos Primeiros


Ferdinand de Saussure teve três pesadelos com Amhitar [o primeiro deles a 15 de abril de 1908, entre o primeiro e o segundo dos seus célebres cursos]. O gramático da Universidade de Genebra sonhou com um monstro – não conseguia vê-lo mas ouvi-lo. Seus rugidos não o eram – lembravam cordas de violino ou navios em colisão. Ferdinand tentava - não fugir - mas entender [a vida e a morte lhe pareciam sem sentido enquanto não compreendesse aquele som único de formas múltiplas]. Quando os ouvidos pareciam lhe saltar da cabeça no esforço, acordava [banho de suor].

Noventa e nove palmos de um rolo de papiro cobertos com uma só palavra [de uma língua ininteligível] repetida exatas 7.777 vezes lhe causaram isso. Um antiquário vendeu-o ao sábio informando ser de autoria do semilendário linguista amhitariano Abdullaeva Behruz [uma informação de confiabilidade baixa como toda informação de vendedor].

Três noites de pesadelo e 99 delas no estudo sem sono convenceram o gramático que aquele era o registro da Língua Primordial, o elo perdido entre os grunhidos dos pitecantropos e as línguas modernas. Convencido de ter descoberto o elo perdido das Linguagens, escreveu pequeno ensaio incluído depois da sua morte no capítulo II [A Língua mais antiga] da Quinta Parte do seu Curso de Linguística Geral. [Editores depois eliminaram discretamente o ensaio, pois este retirava do Indo-Europeu [e consequentemente dos europeus] a honra de ser a origem das línguas.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário