segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

18 de Fevereiro

O dia do Hoje-tem-espetáculo


Não foi nenhum erudito historiador ou aposentado malabarista querendo nobilitar seu meio-de-vida que fixou o dia 71 de Morhaxxor [no calendário Khazyr] como o dia em que se comemoram saltimbancos, mágicos, mulheres barbadas, enfim o espetáculo do circo em Amhitar [esta data foi tradicional e inexplicavelmente traduzida para 18 de fevereiro dos hereges – inexplicavelmente pois o calendário Khazyr não tinha datas fixas]. A fixação resultou de um poema da doce Nargiza Donisheva, a qual, deixando de lado seus [quase] másculos poemas sobre antigas civilizações de Amhitar, rabiscou três dúzias de estrofes sobre um dia de longínqua menina em que seus pais a levaram a um reino de céu de panos grossos cobrindo o tumulto das impossibilidades.

Nesse reino, o verossímil se tornava inaceitável, e o improvável, muito real – homens venciam lutas com leões; garotas se dependuravam em fios mais finos que linha de seda; ovos surgiam e desapareciam de chapéus; e homens com tintas na cara berravam com voz de ganso coisas em que não existia nenhum pingo do que não fosse alegria.

As últimas sete linhas do poema, talvez tão enigmáticas como o resto, pretendem afirmar que Nargiza não saiu de seu quarto, e tudo se resumiu à enorme criatividade de uma mulher genial, ou ao efeito [diz-se em quase difamação] da planta erva-do-paraíso. Tais melancólicas versões não prosperaram e hoje se amontoam os malabaristas e a alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário