sábado, 8 de junho de 2013

08 de junho

Mágicos planos

A obtenção de um entendimento [atingido não sem impasses e discordância] entre as partes interessadas sobre um programa de melhorias para o vale principal do Qyzylorda tem sido considerado o Dia do Planejamento Econômico de Amhitar. Decretou-o [de maneira bem próxima do surrealismo] a Comissão Central de Planificação na data de hoje em 1935 mas o fato celebrado ocorreu uns nove [ou novecentos] séculos antes: tratou-se do Banquete entre as bruxas, ou Como os sete Espíritos Maus chegaram a um acordo.

Segundo a lenda [que depois do decreto da Comissão não pôde ser mais assim considerada] as sete bruxas que viviam neste vale desértico [mesmo sendo bruxas e portanto amantes da feiura] consideraram que tudo tem limite, mesmo a desolação. Além disso o vale [para seus propósitos bruxedísticos] tornara-se de pouca praticidade: castelos demolidos, dragões esqueléticos, raquíticas teias de aranha além de uma persistente carência de sapos.

Sentaram-se à volta do caldeirão e determinaram um programa de fomento a novos calabouços, poções mágicas, encantamentos de moças belas além dos inevitáveis espelhos. [Tudo terminou com um belo príncipe libertando um aranzel de moças encantadas e aprisionando os maus espíritos em uma masmorra depois da milionésima ilha, mas essa é outra história].

Como a sóbria [e ateia] Comissão concordou com isso é história outra. A ideia de que isso só se explica por um encantamento de bruxas tem sido repelida não sem indignação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário