sábado, 22 de junho de 2013

22 de junho

O Dia Nacional contra o Roubo

A publicação do Tratado Geral de Afanos e Descuidismos ao Próximo, e da Arte de por Causa Deles Não ser Pego compreensivelmente não faz parte dos eventos mais honrados em Amhitar, e nem mesmo o [esperável] entusiasmo da Academia [Pós-moderna] do Passado Inexistente faz com que seja o patriotismo amhitariano se sinta menos ultrajado por tal compêndio.

Em uma história tão pontuada por grossas neblinas da incerteza e manuscritos rasgados pela metade, a existência desta [por muitos considerada pouco] honrosa obra se trata de evento quase que incontestável [nada menos que sete edições, com nunca menos que nove exemplares sobreviventes em cada uma, quase todos em ótimo estado, garantem que tal trabalho se encontra longe de ser lenda].

Para o patriotismo, o pior é que tal peça [de data e autor incertos] caiu no domínio do público. O 22 de junho é o dia das pequenas tapeações, dos trotes telefônicos e dos vírus de computador [um jornalista chegou a publicar neste dia uma nota falsa O Grande Stalin afirma não gostar de sorvete de baunilha, algo que em 1951 exigia não menos que inenarrável coragem].

O Politburo tentou a domesticação da efeméride e decretou tal dia a Jornada Nacional contra a Feiura das Pequenas Safadezas, na qual todos meditariam contra a impropriedade de tal tais atos. Vítimas de uma onda de trotes telefônicos, as preclaras autoridades desistiram de promover celebrações a respeito, mas a data [oficial ou não] permaneceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário