sexta-feira, 2 de agosto de 2013

02 de agosto

Octaedros

O matemático Bahodir Charos [idade avançada mas cara lisa de menino] estabeleceu a terceira [e definitiva] contestação: os Octaedros não o seriam, mas Hexágonos [a óbvia constatação de que superfícies oitavadas não cobrem por si sós uma superfície plana foi inexplicavelmente desprezada por não poucos séculos].

Os deuses dinamitaram Amhitar inteira e depois a soldaram em pedacinhos oitavados – é a história dessas [estranhíssimas] divisões territoriais. [Na qual não acredita nem mesmo quem a conta].

A inverossimilhança vem de três fontes. Primeiro, não foram deuses – e sim um balofo Xamã que ordenou a tal partição. Segundo [e geograficamente mais significativo], os Octaedros não cobrem o país– só os platôs do Norte. Principiam depois dos 99 desertos além do rio Syr Darya, entre os planaltos de Qyzylorda e as margens do Lago Balkash. [Essas suas fronteiras tradicionais não deixam de ser cada uma delas sujeita a debates, especialmente políticos – os Octaedros formariam o lixão do mundo - gigantes, pigmeus, dragões e bárbaros lá habitariam]. [Desnecessário dizer que Vou te levar para os Octaedros é a maior ameaça de babás a crianças levadas].

Por esta heresia o SemiSultão Dhoxrux fez Bahodir caminhar para o exílio na data de hoje em 1850. No deserto o matemático desenhava teoremas na areia. Dizem que demonstrou que a verdade sempre prevalece – mas essa história pode ser demasiado romântica para ser real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário