terça-feira, 20 de agosto de 2013

20 de agosto

O ex-Dia Nacional da Beleza

Orgulho nacional: os historiadores [e as colunas de fofoca] apontam que o primeiro Miss Universo aconteceu nos Estados Unidos em 1930. No entanto hoje em 1570 certo Dervixe [cujo nome a história não anotou] determinou que um estrado de madeira fosse construído em frente ao palácio e que por ele as mais belas jovens do Reino deveriam passar – com formosas roupas, depois com menos roupas, e depois com poucas roupas [sendo advertido a quem assoviasse que lhes seriam furados os olhos – compreensivelmente o respeito foi total].

A grande novidade de tal concurso vem de que as vencedoras não iriam fazer parte do harém real, ou se tornariam concubinas de algum general estrangeiro. O Nababo [talvez por puro tédio – dizem os críticos] só queria contemplar a beleza. O fato de a vencedora ganhar joias e promessas de casamento com filhos de mercadores apenas acentuou a semelhança com os concursos de hoje, inflando mais ainda o orgulho nacional pioneirístico.

Desafortunadamente uma espanação um pouco mais aprofundada na Biblioteca Nacional em Shamaarkheant em 1956 causou a publicação dos originais das gravuras do pioneiro concurso. As garotas eram belíssimas – para o padrão da Amhitar do século XVI, na qual imperava o ditado Dhilzhorist-ol-Khorumek, que do proto-Bakhmar arcaico pode ser traduzido como Dá-lhe gordura que lhe darei formosura.

Não sem injustiça tal celebração caiu no olvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário