domingo, 24 de novembro de 2013

24 de Novembro

Romance comum-lugar

Ninguém é Inocente nessa História Toda – Shahzoda Umarkan [tido por alguns (mas não por tantos assim) como o maior romancista amhitariano] escreveu esta frase [não destituída de dramaticidade banal] na primeira página de seu décimo-sétimo romance [sendo os outros 16 hoje raridades (não necessariamente preciosidades) bibliográficas e o publicou hoje em 1901].

Um dos [re]fundadores da Academia do Delírio [nestas Efemérides a 17 de outubro] mistérios cercam a vida de Shahzoda [ou ele os criou], a começar da mudança de seu nome de Utkirbek Shahzoda para o de Shahzoda Umarkan, atribuída alternadamente a uma tola superstição numerológica ou a uma desavença com o avô. Mais importante [no entanto] é sua descrença em qualquer literatura, a qual evoluiu [dizem não poucos] para uma descrença em tudo, até na própria descrença – sendo o significado de tal coisa ainda hoje objeto de monografias.

Ninguém é Inocente nessa História Toda sugere desde um drama policial [com as tolices típicas do mesmo] à la Agatha Christie ou Khannat Nurayan [celebrado a 17 de setembro] mas não o é. Nem um drama existencialista indutor de depressões. Sua história da luta [afinal bem-sucedida] de um viúvo para sustentar os filhos [pelo contrário] não se afasta demasiado do lugar-comum.

Dizem os fãs que a aparente incongruência entre os bons personagens e o título soturno revela que a maldade existe, mesmo na bondade. Os [inevitáveis] opositores dizem que foi erro do autor, mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário