sábado, 30 de novembro de 2013

30 de Novembro

Monótonos Maçonicos

There is no such thing as an Amhitarian Freemasonry. Sir William James Hughan [casaca, luvas e cartola com forro de cachemira] pronunciou estas palavras [não sem amargura] diante da Grande Loja de Londres hoje em 1899.

Para os maçons, a maçonaria começou com certo Hiram em certo Oriente Médio [para os opositores, são ambos fictícios]. Para o orgulho amhitariano trata-se de genealogia falsa pois a maçonaria [não surpreendentemente] teria começado no país. [Tal honra (considerada fantasiosa no resto do mundo) é ainda hoje objeto de periódicas homenagens do governo e da oposição guerrilheira].

Esse rumor trouxe o inglês coautor do massudo A História da Franco-maçonaria, o Rito Escocês Antigo e Aceito e a Real Ordem da Escócia. Hughan descobriu que efetivamente havia lojas em Amhitar. E que elas muito possivelmente não vinham de raiz europeia. No entanto a maçonaria se agrada nos seus rituais [no mistério e nos compassos]. Quanto à maçonaria amhitariana, nela não havia nada. Os irmãos se reuniam com a euforia de quem vai fazer exame de sangue e com o mesmo misticismo de um almoxarifado de cartório. Quando se enfileiraram para receber um copo d´água o inglês chegou a pensar em algum Rito Aquático. Mas é que estavam com sede mesmo.

Concluiu que a banalidade é inimiga dos Irmãos, e pronunciou o discurso que transformou a Ordem amhitariana em pária entre as Lojas do mundo, o discurso que [inexplicavelmente] entrou na lista de comemorações do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário