segunda-feira, 8 de julho de 2013

08 de julho

Os heroicos sapatos

Deve-se a Java Kharlilah o tratado A História Completa dos Chinelos, Pantufas e outras Coberturas de Pé, publicada hoje em 1901 na livraria A Eternidade talvez não dure para Sempre [inspirado em vaporosa obra amhitariana]. Que o homem dos heróis tenha escrito obra tão prosaica foi por décadas objeto de quase-duelos. [Para Java o mundo se resumia a cavaleiros em batalhas, princesas apaixonadas, malvados magos e pios monges – todos de certa forma heroicos].
A História Completa... se refere ao momento em que o um espinho penetrou o pé do primeiro pitecantropo amhitariano, fazendo-o [além de pronunciar uma meia dúzia de palavras já na época impublicáveis] ter a ideia de matar um tigre de dentes de sabre para com sua pele cobrir o pé pitecantropo-amhitariano.

Não logrou este bravo pioneiro o seu digno propósito – almoçado que foi pelo muito mais rápido tigre.  Os revolucionários porém sempre inspiram outros e um dia os férteis solos da grande planície do Syr-Daria tinham a [pesada] honra de serem calcados por jarreteiras de couro, coturnos de soldado, sapatilhas de bailarina, pantufas de idosos, sapatinhos acolchoados de bebê e até pelas botas velhas de Van Gogh [que afirmam, de maneira absolutamente inverossímil, ter visitado Amhitar].
Nenhum homem escapa de seu destino, no entanto, e Java Kharlilah voltou atrás e afirmou ter escrito tal obra sob influência de sete litros de absinto tomados em sequência – o que não deixa de ser um ato heroico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário