quinta-feira, 11 de julho de 2013

11 de julho

As estradas que do talvez nunca houve

Os 399 caminhos que levariam ao vale de Jizzack não seriam, na verdade, 399 [a própria existência do Vale sendo em si questionada; segundo três estudos do duvidoso Instituto de Pesquisas de Alma-Ata (duvidoso porque pertencente aos descendentes dos fidagais inimigos de Amhitar, os Kazaks) a atual província com este nome seria resultado da imaginação criadora do SemiSultão em 1854, ansioso por criar heroísmos].

O número de vias de acesso se impõe não por transporte mas por orgulho histórico. A sua grande quantidade [e o fato de que um exército invasor necessariamente se divide ao invadi-las todas] seria responsável [dizem] pela derrota de Átila o Huno / Gengis Khan o Terrível / Tamerlão o rei dos Tártaros / Napoleão o ambicioso / e até dos Panzer de Hitler [o invasor sempre varia de acordo com a fonte]. A discordância quanto ao inimigo se dissipa, no entanto, quanto à data – a vitória popular sempre se deu a 11 de julho. [Desnecessário dizer que na quase totalidade das versões o (inevitável) Donyhor al-Temurbek presente se encontra, mesmo como menino].

Os geógrafos não conseguem traçar as estradas, os historiadores não lhes localizam os planos, nem os engenheiros consideram lá muito propícios os terrenos onde se situariam. De qualquer forma todos comemoram a data. Já houve proposta [pouco democrática] de considerar traidores os que duvidassem do 11 de julho, felizmente derrotada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário