segunda-feira, 29 de julho de 2013

29 de julho

Origens

O rio Syr Daria teria 31.999 nascentes - o mesmo número [dizem] da quantidade de estudos e lendas sobre quantas nascentes o rio Syr Daria teria. [Um relatório não de todo incontestado da Universidade de Dacca publicado hoje em 1967 estabeleceu o número (tanto de polêmicas como de nascentes) em 17.001 – ainda assim vastíssimo].

A quantidade de fiozinhos d´água que descem das montanhas do Quirguistão e do Planalto do Pamir tem confundido os exploradores e geógrafos dos últimos dezessete séculos. E de quebra tem possibilitado interpretações puxando para o misticismo. O monge cristão Gelasiminius registrou a de que as nascentes do grande rio seriam inatingíveis porque no cocuruto das suas altíssimas montanhas estaria na verdade situado o Paraíso – com direito a pegadas de Adão e Eva. [A Escola Materialista de fins do século XIX esmigalhou essa poética explicação ao lembrar que ela se baseia na lenda de que o rio do Paraíso cresce na seca e desce na cheia, e isso acontece com o Syr Daria não por alguma ação divina – mas por que o ciclo de águas de sua nascente é diferente do daquele de sua foz].

A explicação mais corrente [e menos interessante] da indefinição de onde nasce o grande rio argumenta que se trata de problema linguístico: o que é nascente, o que é olho d´água, o que é riacho. Com quantas gotas de faz cada um deles. Como toda controvérsia léxica [argumentam os pessimistas] também esta jamais terá fim – ou terá 31.999 fins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário