sábado, 25 de maio de 2013

25 de Maio


O Monte
O improvável Utkirbek Fashoda espetou no dia 25 de maio de 1851 sua flâmula no Pico Al-Dhordhori [a discussão sobre qual o desenho ostentado na flâmula varia desde um signo pornográfico até as Armas Nacionais. Por razões óbvias esta última tem sido mais difundida]. O governo do Semisultão, a ocupação militar russa, o regime dos Cem Dias, a Primavera das Flores de Barro, a breve ditadura do General Chavkat, o domínio pessoal Trotskista, o governo do Partido Comunista da Repúblicas [traidora] do Uzbequistão, todos os sistemas se igualam na bajulação ao herói da mais alta das montanhas amhitarianas.
Improvável porque baixinho, gordote, com dois dentes entaramelados e que puxava da perna esquerda – Utkirbek seria – dos candidatos à imortalidade - o último, se tanto. Tanto improvável quanto ele apenas a montanha. Em uma época em que os teodolitos já existiam ninguém soube precisar a altura do monte [tendo as medições uma inacreditável variação de 379 % entre si ]. A localização é também sujeira a críticas, uma parte dos geógrafos do país nunca tendo aceito a versão oficial de que o monte se localizaria no paralelo 47, pois lá só haveria pântanos e morcegos.
Uma nota na edição de junho de 1962 da Revista do Proletário Amhitariano quebrou o jejum de perspectivas não-triunfalistas. O baixinho Utkirbek teria subido um monte também baixinho e redondo, e só uma sucessão de equívocos explicaria sua glória. Tal verão compreensivelmente caiu no oblívio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário