quinta-feira, 5 de setembro de 2013

05 de Setembro

O Dia Nacional dos Anjos

Iroshka Laziza caminhava sete quilômetros, levando sete peixes, em sete pequenas cestas, para sua família que tinha sete membros. [ Inevitavelmente a menina Iroshka tinha sete anos e a coincidência de números, da qual só escapa a data 5 de setembro de 1819, apenas acrescentou credibilidade ao seu relato.]

Viu sete homens: nem velhos nem jovens, nem belos nem feios, nem hostis nem mesmo amistosos. Pediram sete pedaços de pão [a menina, como sabemos, só tinha peixes]. Ela quis dar só um pouquinho. [Eles comeram tudo]. A pequena Iroshka chorou. O sétimo deles fez um movimento de mão.

Ao chegar a casa a menina tinha sete peixes de prata. Os interrogatórios [primeiro da família, depois dos vizinhos, depois da polícia] concluíram que Iroshka se encontrara com anjos. [Uma busca no mesmo lugar nada revelou exceto pegadas de chacais, perigosíssimos para uma menina sozinha].

As versões de que a menina roubara; de que encontrara um tesouro; de que seu pai é que roubara e a utilizara para contar essa história num primitivo caso de lavagem de dinheiro pulularam. [A versão de que parte fora criação dela ganhou corpo quando, muito depois, sua bisneta se tornou a doce poetisa Iroshka Maruf, que teria herdado seu dom imaginativo].

O governo nacional [em decreto surpreendentemente pouco controverso] tornou Amhitar o único país do mundo a festejar os Anjos. [Se fosse em país rico tal data seria objeto de inveja, dizem os patriotas]. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário