terça-feira, 17 de setembro de 2013

17 de Setembro

O Fracassado Dia Literário

Khannat Nurayan lançou o seu Morte no Vale do rio Amur-Darya [o primeiro de uma série de histórias com o mesmo personagem] hoje em três lojas de livros na capital Shameerkhaant e tal dia [longe de causar uma onda de chauvinismo nacionalista] tem ocasionado anualmente não pequeno embaraço.

O enredo do curto romance girava em torno de Shohista Sardor, figura obesa de hábitos bobocas [como encerar bigodes e fumar cachimbo] que conseguia ter um estilo de vida caro sem ter emprego fixo, apenas com o que ganhava como detetive particular [o que gerou não poucas críticas à inverossimilhança de tal fato]. Shohista parecia ser inteligente o suficiente para resolver todos os crimes que lhe passavam na frente, mas azarado o bastante para atrair tais crimes [quando estava por perto sempre alguém caía envenenado ou estrangulado].

Para Khannat o mundo semelhava ser composto de gente rica cujo passatempo [à falta de melhor nome] consistia em fazer tramas complicadíssimas para matar uns aos outros, inexoravelmente descobertas pelo detetive Shohista.

Quatro décadas depois as traduções das histórias de Agatha Christie desembarcaram em Amhitar, e alguém lembrou que um amhitariano escrevera tramas bem semelhantes. O Governo oficializou o dia de hoje como o Dia do Pioneirismo Amhitariano na Literatura Policial. Talvez pelas pesadas críticas ao primeiro autor, disputa o dia de hoje o [pouco honroso] título de menos celebrado de todas essas Efemérides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário