sábado, 28 de setembro de 2013

28 de Setembro

O nascimento de Beethoven, o não magnífico

O medíocre Ludwig van Beethoven nasceu na data de hoje. Pouco menos de um ano depois o seguiram seus irmãos Abraham Lincoln, Michelangelo, a garota Cleópatra, Napoleão Bonaparte e Galileu Galilei.

Nilufar Yusuf [como todos os homens] queria ser grande. [E como virtualmente todos] percebeu que não o conseguiria. Mas em vez de ruminar desculpas [como virtualmente todos] decidiu Se não serei grande, meus filhos o serão.

E colocou grandes nomes em todos eles, com o [óbvio] plano de que grandes nomes atrairiam grandeza. [A escolha pelos ídolos do Ocidente se explica porque o realista Nilufar percebeu, naquele ano de 1899, ano anterior ao nascimento de Beethoven, que o Ocidente mandava no mundo, e Célebres Vultos devem estar com os Vencedores]. A cada criança que nascia Nilufar pensava através dele entrarei na História.

Beethoven foi quitandeiro, Lincoln cortava chapas de couro e se separou logo depois de casado, Michelangelo bebia nos fins de semana, Cleópatra ajudava o marido a cuidar de uma tinturaria e engordou como um balãozinho, Napoleão se tornou marinheiro e quanto a Galileu, saiu da escola por não aprender gramática e virou dono de açougue.

Nilufar viu tudo como fracassos pessoais. No seu leito de morte vizinhos tentaram consolá-lo dizendo que, afinal, tinha colocado pessoas dignas na face do planeta, com seus defeitos, é claro, como todos.

Não se sabe se morreu consolado ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário