sexta-feira, 13 de setembro de 2013

13 de Setembro

Nacional Pássaro

O Dorhumil [dizem] viaja o mundo todo. [A mais modesta versão afirma que percorre três voltas e meia o globo. Uma pesquisa mais recente fornece a cifra mais realista (mas ainda assim fantástica) de metade da circunferência do planeta]. Suas quatro asas sempre foram o espanto da meninada que escutava a história do Pássaro Nacional de Amhitar [honra no entanto disputada com o estranho Eskualdualk, que certas versões não isentas de sadismo terminaram por afirmar que este era o pássaro noutras línguas conhecido pelo nome de galinha].

Por mais irrealistas que sejam essas quatro asas, elas o são bem menos que as quarenta que biólogos (presumivelmente) embusteiros do Zoológico de Shamerkahent a eles atribuíram. [De fato afirma-se (não sem algum fundamento) a sesquipedal malandragem de tais zoólogos – certo touro deles, de sete chifres (o Takhvazz) na verdade era touro comum, apenas com uma tola mutação não-hereditária].

Dizem que o Dorhumil representa a única ligação de Amhitar com certo estranho país no Fim do Planeta, país esse que se afirma tropical e alegre por natureza. O Dorhumil, por suas asas [e por seu granado que, embora horrível, dizem trazer boa sorte] é pássaro estranho. Afirmam que o país de onde vem é grande, seus habitantes se sentem inferiores a todos os outros e remetem a felicidade nacional a um futuro que nunca chega.

O estranho lugar de onde migra apenas acrescenta à estranheza do Dorhumil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário