segunda-feira, 14 de outubro de 2013

14 de Outubro

O livro das Coisas Comuns

As Recordações de um Tempo que passou e que no entanto Volta  invadiu as 14 livrarias de  Shamaakhaat no dia 14 de outubro de 1904, e as 1.400 páginas dessa obra, é claro, não deixaram de ocasionar o seu fracasso, tendo vendido apenas 14 exemplares no lançamento, o qual começou pontualmente às 14 horas. [Tais coincidências não deixaram de trazer um charme quase cabalístico a tal obra].

Que, de resto, carecia de charme. Nigora Jalodhin [o sorumbático autor] conseguia [disse a crítica] preencher trinta páginas apenas com o ato de acordar [na verdade são apenas vinte e sete páginas e meia, mas fofocas não são precisas]. De fato não são incomuns [na obra] sentenças como

...abri os olhos. E meu olhar, percorrendo a penumbra do quarto de hotel (o pequeno quarto de hotel no qual, atormentado por uma tarde de poeira e mosquitos, decidira passar a noite) encontrava grandes e pequenos obstáculos: um armador de redes, uma cortina com delicados padrões chineses, as figuras de meus tios, meu pai e minha mãe (ou assim me pareciam as sombras que um pífia vela projetava no teto bege)...

E assim percorrem as outras 1394 páginas. Desnecessário dizer que Nigora morreu romanticamente sozinho e asmático, e que depois fizeram bustos e [péssimos] quadros dele. Os elogiadores não viram que, na linha 14.444 de sua obra, Nigora registrara Pouco me importa ser compreendido pelos néscios. E mais esta coincidência numérica também não deixou de ser explorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário