quinta-feira, 17 de outubro de 2013

17 de Outubro

A Segunda Fundação da Academia do Delírio

O poeta maldito Byron Jasur presidiu a primeira fundação da Academia do Delírio, em 17 de outubro de 1849 ou 1851. O poeta maldito Byron Jasur presidiu a segunda fundação, talvez com ainda mais honra [desta vez em uma bandeja de prata]: os escritores Mikhail Alexandrovitch Kovinev, Utkirbek Shahzoda, e miss Zamira Birame trouxeram a caveira de Byron [secundados pelos demais membros da Academia] em procissão com címbalos e  tambores [a expressão é da Gazeta de Amhitar, edição de 18 de outubro de 1900, presente à cerimônia].

Amantes da morte [e mais ainda do escândalo em vida] os poetas e prosadores da Academia do Delírio romperam com a mais velha Academia de Ciências de Amhitar por desconfiarem que esta, por romântica que fosse, não o era tanto quanto eles. No seu manifesto de fundação cantavam os amores desesperados, a santidade das prostitutas castas, o desprezo ao comerciante gordo burguês, além do inevitável louvor ao absinto.

Foram a primeira academia a admitir mulheres, o que lhes traz a simpatia do movimento feminista amhitariano. Seus inimigos literários diziam que sua literatura tinha pouca produção e muito consumo [de álcool]. Inimigos mais radicais ainda acusavam suas tertúlias de levarem o amor até o seu final­ - e degenerarem em orgias. Tal acusação tem pouca credibilidade, já que os acusadores também creem que o fantasma dos dois Byrons [o inglês e o amhitariano] participavam, não sem entusiasmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário