quinta-feira, 31 de outubro de 2013

31 de Outubro

O ataque dos fakes

Um bombardeio de 19 Messerschmitts Bf109 da Jagdgeschwader da Luftwaffe comandada pelo Geschwaderkommodore Fritz Von Schmidt atingiu hoje em 1941 a Ponte de Fraternidade entre os Povos [entre Amhitar e o Turcomenistão]. Uma furiosa edição do Pravda manchetou que as hordas dos hunos por sua traição mereciam a resposta da Unidade Popular na Grande Guerra Patriótica.

Ninguém acreditou. As tropas nazistas se encontravam a bons três mil quilômetros. O caráter fake de tal ataque, no entanto, quedou mais patente por detalhes não técnicos. A profusão de impronunciáveis nomes germânicos como Geschwaderkommodore e Jagdgeschwader denunciava que alguém queria marcar um exotismo teutônico. O detalhe principal, no entanto, foi o nome absolutamente bobo do tal comandante [Fritz Von Schmidt]. As fofocas [que se espalharam como areia] diziam que este nome seria o primeiro que ocorreria a um agente de propaganda que quisesse criar um comandante falso para um ataque idem.

E de fato pouco antes do fim da guerra uma nota [agora bem menor] na quinta página do segundo caderno do Voz do Proletariado Vitorioso [o jornal do Partido] afirmava que os rumores espalhados por espiões inimigos de uma ataque ao sagrado solo amhitariano não se tinham confirmado. O que não impediu de este dia fake de entrar para o calendário nacional, pela admiração que os homens [mesmo os amhitarianos] têm pelas guerras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário