domingo, 27 de outubro de 2013

27 de Outubro

Fronteiriço Andarilho

O Problema das Fronteiras de Amhitar não é sua indefinição mas sua inexistência e esse dístico [não isento de cansada melancolia] encimava o relatório que uma comissão mista colocou hoje em 1879 na mesa do General Konstantin Petrovich Von Kaufmann [o todo-poderosíssimo comandante do exército de ocupação russo].

De fato a maior parte do Relatório [e que por isso não foi poupado de críticas por uma suposta incientificidade] se refere a certo Zhorfaz Ladnyn, o qual [em tempo indefinido que varia desde o século XIII até um mês antes do relatório] teria percorrido todas as fronteiras, seus pés sobre a linha imaginária. Ao contrário do lendário andarilho Dasha Ulugbek [do qual o não menos lendário Zhorfaz teria sido admirador] ele não teria sido um jovem explodindo energia - as história de aldeia o pintam já idoso, barba arrastando ao chão, cabeça quase sempre baixa não por desânimo mas por preocupação de que seus pés nunca pisassem fora de uma linha que só ele conseguia ver.

Dezessete comissões [e nove esboços de tratado] tentaram [com sucesso variável mas sempre pouco] descobrir como Zhorfaz achou o inachável, a fronteira. Explicações místicas [inspiração de antepassados falecidos ou uma divina luz] têm sido propostas, rejeitas e de novo aceitas. A ideia de que ele não sabia de nada, apenas pisava em qualquer lugar e todos acreditavam [impressionados por sua aparência mística] tem sido recorrente, e rejeitada por seu excessivo cinismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário