terça-feira, 29 de outubro de 2013

29 de Outubro

 Francesa Fraqueza

De Paris retornei não uma mas nove vezes: na primeira veio meu corpo; as seguintes foram tentativas de fazer retornar minha alma – escreveu Dilafruz Michelet no seu [múltiplas vezes renegado] opúsculo Porque Amhitar é veramente o mais Desajeitado de Todos os Países, na verdade uma longa entrevista com extremos de fake porque conduzida de si para si mesmo.

[Os (não poucos) fãs do maior historiador de Amhitar (segundo eles) enfatizam que a extrema modéstia do seu herói o impedia de aderir a qualquer tipo de infinitude por isso limitou a singelas oito as tentativas de esquecer a Ville Lumière, da qual retornou em dia convenientemente de nuvens pesadas, hoje em 1867].

Admirador da França, leitor da França, falador de francês e até bebedor dos [raros] vinhos  que apareciam no mercado de Shmeekhant [apesar de detestar álcool], Dilafruz cometeu seu grande erro quando viajou à terra amada. Na volta o seu Amhitar natal lhe pareceu baixo, as pessoas tolas, os prédios carentes de graça, até os queijos muito limpos, sem o circo de  vermes que fazia os Camembert e Brie verdadeiramente franceses. Escreveu então [em poucas horas de saudade parisiense] o opúsculo, no qual se confessava um francês exilado.

A obra tornou-se única: a admiração dos seus fãs não os impediu de dar um fim aos 399 exemplares impressos, no que foram bem-sucedidos em 398, restando um como testemunho de um momento de fraqueza pouco patriótica do mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário